Administração Escolar

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.
EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.
EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.

ORIENTAÇÃO DO TCC
OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.
Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.
EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.
EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.
EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos.Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito.Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.
EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
OBJETIVO: Analisar a estrutura de Estado e a produção das políticas públicas sociais. Correlacionar a estrutura do ensino no Brasil à estrutura política, ao longo do século XX. Analisar os processos de mobilização da sociedade civil e suas propostas em torno da educação, no contexto da elaboração da Constituição Federal de 1988. Analisar as diretrizes nacionais que orientam as políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Discutir os fundamentos da legislação contemporânea para a área da educação, tendo por referência programas governamentais federais, estaduais e municipais destinados a implementar reformas educacionais.
EMENTA: Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação. Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo.

PSICOLOGIA DO ADMINISTRADOR
OBJETIVO: Desenvolver a percepção da importância, aplicabilidade, oportunidade e influência da Psicologia no comportamento humano no trato com as pessoas nas relaçoes de trabalho.
EMENTA: Noções gerais de psicologia. Personalidade. Relacionamento interpessoal na dinâmica organizacional. Relação homem-trabalho.

PRÁTICAS DO ADMINISTRADOR ESCOLAR
OBJETIVO: Exercer a reflexão crítica e argumentativa sobre os movimentos da gestão escolar na educação brasileira; Apontar relações pertinentes entre a dinâmica da organização escolar e as novas exigências da sociedade do conhecimento, em contínuo processo de transformação; Conhecer os processos que envolvem a Profissão Docente em seus respectivos contextos;
EMENTA: Conhecer as formas organizacionais de Planejamento e Gestão escolar, seus respectivos fundamentos teórico-pedagógicos, metodológicos e técnicos, assim como a aplicabilidade de normas e regulamentos aos diferentes núcleos de gestão escolar (Núcleo de Direção, Núcleo Técnico-Pedagógico, Núcleo Administrativo, Núcleo Operacional), para que, a partir do conhecimento e exercício da reflexão crítica e autônoma sobre tais práticas, garanta-se a eficiência do futuro profissional em educação.

Prover capacitação profissional transdisciplinar nas coordenações pedagógicas dos espaços escolares e resgatar o aspecto múltiplo do gestor escolar para uma escola múltipla e democrática, promovendo-se, neste sentido, estudos e pesquisas que preocupem com as implicações pedagógicas em todos os seus âmbitos.

Espera-se que o Especialista em Administração Escolar saiba compreender os processos da administração escolar como suporte das atividades docentes.

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
40h -  PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
30h -  POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
40h -  PSICOLOGIA ADMINISTRATIVA
30h -  PRÁTICAS DO ADMINISTRADOR ESCOLAR