Alfabetização e Letramento

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.
 
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.
EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.
EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.
 
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.
 
ORIENTAÇÃO DO TCC
OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.
Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.
EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.
EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.
EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos.Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito.Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.
EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM
OBJETIVO: Propiciar o aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, visando instrumentalizar profissionais para uma atuação consequente e um atendimento de qualidade junto à criança de zero a cinco anos. Desenvolver competências relacionadas às práticas de organização e desenvolvimento do atendimento à criança pequena em creches e pré-escolas das pública e privada de nossa comunidade e de comunidades circunvizinhas. Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil de nosso país e de nossa comunidade e para a construção de possibilidades efetivas de avanço na área.
EMENTA: Desenvolvimento psicológico na primeira infância, até os dois anos, e entre os dois e os seis anos, buscando propiciar uma compreensão dos processos envolvidos na construção do desenvolvimento intelectual e cognitivo, do sócio-afetivo, da representação e da linguagem, da personalidade, do conhecimento social e desenvolvimento de normas e valores e conduta social. Enfocará ainda a vinculação do processo do desenvolvimento à aprendizagem e à educação que se constrói em determinado contexto cultural. Também, tem a finalidade de examinar não só o caráter ativo e construtivo da ação e do pensamento das crianças, bem como o caráter igualmente ativo e determinante das pessoas que com elas atuam.
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
OBJETIVO: Contribuir com a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem; compreender a importância científica da Alfabetização e Letramento, na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à Alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da Alfabetização no País, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.
EMENTA: Discussão sobre a relação entre Alfabetização e Letramento como processo contínuo e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. Avaliação das propostas da Escola e de sua pedagogia de inclusão. Níveis de alfabetismo. Analfabeto funcional. O papel das políticas afirmativas.
PRODUÇÃO DE TEXTO – APROPRIAÇÃO DA ESCRITA
OBJETIVO: Compreender conflitos ou perturbações instaurados em situações de interação assimétrica, envolvendo o uso da escrita, compreendendo contextos formais e informais de ensino.
EMENTA:. Leitura e escrita: orientação para a resolução de problemas. Leitura e produção de inferência. Texto, textualidade e seus respectivos fatores. Texto e enunciação. Linguagem do texto qualificado. Funções da linguagem no texto escrito de natureza acadêmica. Figuras de linguagem. Linguagem e argumentação. Raciocínio e argumentação. Modalizadores, conectivos, referentes: orientação argumentativa. Macro/microestrutura textual e o emprego das pessoas, dos modos e dos tempos verbais. Intertextualidade: recurso polifônico do texto acadêmico. Intertextualidade, formatação textual. Leitura, análise e produção de artigo.

Objetiva-se, com o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, a formação de professores-pesquisadores aptos ao desenvolvimento de métodos e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem; compreender a importância científica da Alfabetização e Letramento na aquisição da leitura e da escrita; aprimorar seus conhecimentos em relação à alfabetização de jovens e adultos, repensando, nesse sentido, as questões da alfabetização no país, valorizando o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição dos processos de leitura e escrita.

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
40h -  DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM
30h -  LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
40h -  PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
30h -  PRODUÇÃO DE TEXTOS – APROPRIAÇÃO DA ESCRITA