Arte em Educação

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.

EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.

EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.

ORIENTAÇÃO DO TCC

OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.

Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.

EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.

EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.

EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.

EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos. Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito.Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.

EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.

CULTURA POPULAR

Objetivo: Discutir os conceitos de cultura, cultura erudita e cultura popular em sua articulação com as concepções veiculadas pelas Ciências Humanas e Sociais do Século XX até a contemporaneidade.Promover o debate sobre as práticas e representações culturais, visando a superação dos uniliteralismos.Instrumentalizar os participantes de um aporte teórico-metodológico que viabilize a análise da criação e do consumo cultural na contemporaneidade, respeitando as experiências dos indivíduos e dos grupos em suas múltiplas relações de pertença.Discutir as relações de poder no âmbito das produções e do consumo cultural

Ementa: Cultura e antinomias culturais (o popular e o erudito).O popular e os movimentos nacionalistas (Europa Central, Mundo Ibérico e Brasil).Circularidades culturais, representações, apropriações e recepções culturais.Tradições locais e as manifestações artístico-populares.

HISTÓRIA DA ARTE

Objetivo: Realizar o mapeamento e a análise crítica acerca das principais escolas artísticas que balizaram o desenvolvimento estético da cultura Ocidental, De Modo A Compreender As Modificações Ocorridas na arte através de diferentes cenários históricos. Conhecer aspectos básicos da disciplina de História da Arte. Realizar leituras de imagens artísticas a partir de fundamentos da estética e da Comunicação Visual. Localizar, numa perspectiva histórico-Social, os principais estilos t tendências que constituíram a arte ocidental. problematizar a produção de arte frente a outros campos do conhecimento da atividade humana.

Ementa: Propõe uma abordagem introdutória acerca dos processos evolutivos da representação artística ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental. mediante uma perspectiva que congrega a abordagem conjunta de elementos sócio-históricos e formais, a disciplina de história da arte tem como enfoque a localização temporal dos diversos estilos, tendências estéticas e escolas artísticas e suas relações com o quadro histórico de que são resultado.

FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

OBJETIVO: Identificar e compreender a relação entre filosofia, arte e educação. Analisar o contexto do pensamento contemporâneo e a educaç ão.

EMENTA: Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.

TÉCNICAS CORPORAIS

OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. Técnicas para trabalhar com o corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.

EMENTA: Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.

Aprimorar e qualificar os profissionais a educação no ensino da Arte, com ênfase na formação em princípios pedagógicos que exemplifiquem a relevância entre teoria e prática e a compreensão da formação do profissional em Arte nos espaços de fomento.

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
40h -  DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM
30h -  LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
40h -  PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
30h -  PRODUÇÃO DE TEXTOS – APROPRIAÇÃO DA ESCRITA