Ciência da Religião

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.
EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.
EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.
ORIENTAÇÃO DO TCC
OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.
Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.
EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.
EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.
EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos. Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito. Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.
EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.
DIDÁTICA E INTRODUÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO: Estudar o processo de surgimento da disciplina ciências da religião. Conhecer teorias e métodos que pesquisam a religião. Aproximar, de modo crítico, das principais contribuições para o estudo da religião, bem como entender como surgiram às ciências da religião, considerando seu status epistemológico. Para tanto será necessário: Conhecer alguns princípios para se estudar o fenômeno religioso; perceber o conflito entre religionismo e reducionismo nos estudos de religião; descrever o significado da religião, tanto em seu sentido amplo quanto estrito; desenvolver uma crítica ao conceito de religião e, diferenciar instituição religiosa de sujeito religioso.
EMENTA: Conceitos preliminares nas Ciências da Religião. Estudo das abordagens científicas ao fenômeno religioso. Importância da religião no desenvolvimento da sociedade, avaliação crítica.
FILOSOFIA DA RELIGIÃO E SOCIEDADE
OBJETIVO: Introduzir à perspectiva e aos métodos da filosofia da religião, distinguindo a mesma da teologia e das outras ciências da religião, em perspectiva histórica. Apresentar alguns filósofos do século XX, que dedicaram parte da sua obra ao estudo da religião.
EMENTA: Interpretação filosófica da essência, do sentido e do valor da religião em geral e das religiões no mundo, em perspectiva histórica ou sistemática, com o auxílio dos diversos métodos preconizados pela filosofia, tais como a fenomenologia, a análise da linguagem e a hermenêutica.
SOCIOLOGIA, FENÔMENO E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
OBJETIVO: Instrumentalizar para estabelecer um diálogo reflexivo que permita a aproximação da religião e sociologia, mantendo um equilíbrio entre as áreas, respeitando suas especificidades e evitando reducionismos de uma a outra. Familiarizar o estudante de teologia com o discurso das ciências sociais. Estabelecer paradigmas para o diálogo Teologia/Sociologia. Analisar a Religião com os referenciais teóricos da Sociologia da Religião. Introduzir o corpo discente na leitura dos clássicos da Sociologia da Religião.
EMENTA: Compreensão da perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso. A partir de um enfoque sobre os clássicos Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, relacionar a problemática da religião na constituição de suas teorias sociais e dos fundamentos da sociologia. Como derivação dos estudos dos clássicos da sociologia e a questão religiosa, visa enfocar algumas teorias contemporâneas da sociologia da religião: a questão da secularização e da plausibilidade das religiões na modernidade.
PSICOLOGIA, RELIGIOSIDADE E ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
OBJETIVO: Informar sobre a contribuição teórica, conceptual e metodológica dos pensadores clássicos e contemporâneos da psicologia e da antropologia da religião. Analisar as principais teorias e conceitos da Psicologia e da Antropologia da religião, seu potencial, seus limites e suas possibilidades interdisciplinares, como ferramentas de estudo do fenômeno religioso contemporâneo. Estimular a exploração e aplicação crítica do instrumental teórico da Psicologia e da Antropologia no desenvolvimento das pesquisas particulares de cada aluno.
EMENTA: Analisa as contribuições teóricas dos autores clássicos e contemporâneos da Psicologia e da Antropologia Cultural para o estudo e compreensão de temas e aspectos escolhidos do fenômeno religioso

Capacitar profissionais da Educação que atuam ou desejam atuar na área de Ensino Religioso, despertando o interesse e novas vocações para as atividades de pesquisa no campo do conhecimento do Ensino Religioso

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
60h -  DIDÁTICA E INTRODUÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO
60h -  FILOSOFIA DA RELIGIÃO E SOCIEDADE
60h -  SOCIOLOGIA, FENÔMENO E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
60h -  PSICOLOGIA, RELIGIOSIDADE E ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA