Docência do Ensino Superior

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.
 
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.
EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.
 
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.
 
EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.
 
 
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.
 
 
ORIENTAÇÃO DO TCC
OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.
Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.
EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.
 
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.
EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
 
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.
 
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.
EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.
 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos. Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito. Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.
EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.
 
DINÂMICA DE GRUPO
OBJETIVOS: Identificar os fundamentos teóricos e metodológicos das teorias e técnicas de dinâmica de grupo. Descrever os principais modelos de planejamento e ação grupal, relacionando-os aos seus fundamentos teóricos. Aplicar e avaliar as técnicas básicas para a observação, diagnóstico e ação grupal. Elaborar uma síntese crítica acerca dos vários modelos de diagnóstico e ação grupal.
EMENTA: Processos de estruturação e vida dos grupos: gênese e desenvolvimento. As relações interpessoais. Status, papéis e normas sociais no âmbito dos pequenos grupos. Fundamentação teórica e metodológica para a pesquisa e ação grupais nos diversos domínios do campo de trabalho do profissional da educação.
 
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Analisar as concepções gerais e específicas de planejamento educacional; Conhecer a trajetória do planejamento educacional no Brasil; Identificar a finalidade e os elementos básicos, níveis e abrangência, etapas e
características do planejamento educacional e participativo; Estabelecer relações entre teoria e prática do planejamento; Compreender a relevância do planejamento para as atividades interdisciplinares.
EMENTA: Concepções de planejamento educacional. O planejamento educacional no Brasil. O planejamento participativo na escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino. Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações interdisciplinares.
 
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
OBJETIVOS: Compreender as políticas educacionais no contexto da história do processo político brasileiro. Estabelecer vínculos entre a organização do trabalho, a organização social, política e econômica e as políticas educacionais propostas em diferentes momentos históricos. Investigar a reforma educacional implementada nos anos finais da década de 1980. Identificar e problematizar impactos das políticas educacionais no cotidiano da vida escolar e nas identidades dos atores escolares.
EMENTA: Estudo das principais políticas públicas educacionais da contemporaneidade. Compreensão da atual conjuntura da organização do trabalho, da organização social, política econômica e seus vínculos com as propostas na área educacional.
 
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
OBJETIVO: Refletir o cotidiano escolar à luz das diferentes correntes epistemológicas desenvolvimento e aprendizagem e das teorias do desenvolvimento e aprendizagem.
EMENTA: Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem, da ação educativa e da relação docente. Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Tópicos específicos opcionais.

Capacitar profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários. Espera-se que o Especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
40h -  DINÂMICA DE GRUPO
30h -  PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
40h -  POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
30h -  PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM