Educação Infantil

ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Compreender a ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
EMENTA: Ética: definição, campo, objetivo e seus intérpretes; Moral: definição e a questão da modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico – onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso – pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.
EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; Metodologia de Pesquisa; O plano ou projeto de pesquisa; Ética e pesquisa acadêmica.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO: Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola/Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação.
EMENTA: A organização curricular da universidade. Planejamento da ação educativa. Avaliação da aprendizagem. Didática do Ensino Superior: perspectivas e desafios no atual contexto socioeconômico político mundial e brasileiro: as questões postas pela atual reforma da educação superior. Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade· O professor e o aluno como protagonistas: papéis e representações no espaço institucional· A prática pedagógica como um processo de comunicação educativa. A prática e a produção do conhecimento: métodos de problema e de investigação. O uso de novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Analisar o impacto das Novas Tecnologias na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
EMENTA: Perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD.
ORIENTAÇÃO DO TCC
OBJETIVO: Instruir e orientar o aluno em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolver capacidade de leitura e síntese de texto técnico científico.
Desenvolver escrita formal para elaboração de projetos e monografias.Exercitar a apresentação em público.
EMENTA: Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apoiado em métodos e técnicas de pesquisa correspondentes, a partir das áreas de conhecimento. Disponibilizar ajuda e estímulo teórico-metodológico complementar à elaboração e execução do projeto de pesquisa. Apresentação dos projetos de TCC e debate sobre a problemática central das propostas. Sugestões para uma melhor operacionalização do estudo.
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Permitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.
EMENTA: Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional. Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes. Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
EMENTA: Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos da língua portuguesa que o ajude na compreensão, interpretação e inferências nos aportes teóricos e no desenvolvimento de sua profissão.
EMENTA: Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos. Formular hipóteses e realizar pesquisas relacionadas as habilidades de selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados informações historiográficas, bem como comunicar dados e conclusões com clareza, ordem e precisão cientifica, oralmente e/ ou por escrito. Estabelecer relações, em diferentes períodos históricos, entre as fundamentos da educação com ferramenta para a dominação de povos e culturas.
EMENTA: Evolução dos ideais educacionais na cultura clássica. Transformação dos ideais educacionais na Idade Média. Categorias básicas para a reconstrução educacional da Modernidade. Correntes educacionais dos séculos XVII a XIX. Escola Nova do século XX. Questões atuais da educação e suas raízes históricas.
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E ABORDAGEM PSICONEUROLÓGICA
OBJETIVO: Compreender o processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à inter-relação das dimensões afetiva e cognitiva que o constituem. Análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos de desenvolvimento do ser humano e na perspectiva das múltiplas interações que o ensinar e o aprender implicam.
EMENTA: A aprendizagem motora. Modelos de aprendizagem motora. Programa motor. Teoria do esquema de Schmidt. Tipos de Feedback. Interferência contextual. Variabilidade de prática. Introdução ao desenvolvimento motor. Características da maturação e do crescimento físico. Fases e estágios do desenvolvimento motor. Desenvolvimento motor alterado. Testes para a avaliação do desenvolvimento motor. Níveis de abordagem. Conceitos. Variáveis de aprendizagem. Teorias de aprendizagem, desempenho e controle motor. Elaboração e realização de experimentos. Ética e Intervenção do profissional de Educação.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Compreender e analisar o processo de desenvolvimento psicológico do ser humano e sua inter-relação com o processo de aprendizagem educacional.
EMENTA: Introdução à Psicologia do desenvolvimento: conceito e fatores que a influenciam. A construção social do sujeito; concepção de desenvolvimento (Ambientalista, Interacionista), crescimento e desenvolvimento: o biológico em interação com o psicológico e o social- desenvolvimento de crianças e adolescentes. As teorias do desenvolvimento como recurso didático.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO: Analisar e compreender a educação infantil com suas especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, socializando informações discussões e pesquisas, promovendo assim o exercício da cidadania. Analisar as concepções de Educação Infantil ao longo da história; Conhecer os principais teóricos que trouxeram grandes contribuições à educação infantil; Compreender o processo de desenvolvimento da criança em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais; Refletir o papel da escola e do professor no processo de desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos.
EMENTA: Educação Infantil: fundamentos e políticas. Criança de 0 a 3 anos: o cuidado. Criança de 4 a 5: o processo de alfabetização. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino-aprendizagem. A dimensão lúdica na criança. Tendências atuais no processo de alfabetização. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Organização curricular na educação infantil. Avaliação na Educação Infantil.

Estudar as concepções e os fundamentos do desenvolvimento infantil na família e na escola, enfatizando-se os processos de construção da autonomia, da identidade e dos diferentes saberes e linguagens em crianças de 0 a 6 anos, aprofundando-se, nesse sentido, os eixos que se relacionam com as várias áreas do conhecimento como Movimento, Linguagens Oral e Escrita, Literatura, Música e Sociedade.

30h -  ÉTICA E CIDADANIA APLICADA À EDUCAÇÃO
30h -  METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
40h -  DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
30h -  NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
30h -  ORIENTAÇÃO DO TCC
30h -  FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30h -  PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
30h -  LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
30h -  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
40h -  DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E ABORDAGEM PSICONEUROLÓGICA
30h -  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
40h -  FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO, REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA
30h -  FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL