CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA

Curso: Graduação (Pedagogia)  

Disciplina: Metodologia Científica


EMENTA:
Princípios de pesquisa na área de educação. Análise de documentos em educação. As definições do número amostral e do método de coleta de dados. Apontamentos acerca da Pesquisa em Educação no Brasil. A Pesquisa em Educação e o debate teórico-metodológico.

CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA

Curso: Graduação (Pedagogia)  

Disciplina: Leitura e Produção Textual 


EMENTA:

O processo leitor, escrevente e a oralidade. Conceito de texto. Funções da linguagem. Implícitos: pressupostos, subtendido e inferência. Argumentação e ponto de vista. O Trabalho da Crítica do Pensamento.


CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA  
Curso: Graduação (Pedagogia)  
Disciplina: História da Educação Brasileira 
 
EMENTA:  
 
Os  Jesuítas e o  Início da  Educação  Brasileira. O  Período  Imperial e a Educação. As  Tendências  Pedagógicas da Primeira República. Confrontos  Ideológicos na  Educação: liberais, católicos, integralistas, governistas e aliancistas. Redemocratização na  Educação: a Quarta República. As Leis 5.540/68 e 5.692/71  -  Reforma Universitária e Profissionalização Precoce. 

CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA  
Curso: Graduação (Pedagogia)  
Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico
 
EMENTA:  
 

E escola no capitalismo: organização, gestão dos professores educativos, o trabalho docente. A gestão escolar democrática nas políticas públicas educacionais: concepções de gestão e organização do espaço escolar. A escola como cultura organizacional: O projeto político-pedagógico e a atividade docente.