EMENTA

História e Educação: contribuições, a história, a educação e o desenvolvimento social e humano, a educação e conhecimento histórico (abordagens). As raízes históricas da educação. Escola nas sociedades ocidentais: aparecimento e consolidação. Conceito, métodos e teorias da História. História e História da Educação. Evolução do pensamento histórico educacional, suas inter-relações e importância para a compreensão da realidade educacional. Influências do pensamento histórico no processo educacional contemporâneo. O tempo como questão de aprendizagem humana. A educação e o desenvolvimento da cultura humana. As religiões como aprendizagem humana (historicidade). A construção do pensar crítico na história da humanidade e a educação.


EMENTA


Educação Multicultural. Multiculturalismo e a crítica pós-moderna: por uma pedagogia da resistência e transformação. As diversidades da sociedade; Grupos Raciais, grupos étnicos, grupos sexuais. Uma educação para diversidade cultural: O papel da escola na diversidade, o papel do educador na diversidade.



EMENTA


A utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional. Transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando. O papel das tecnologias da informação e da comunicação na educação hoje e sua contribuição na aprendizagem de conteúdos.

EMENTA


Psicologia e ciência; psicologia da educação e seu papel na formação do professor; psicologia da educação: correntes teóricas; as contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem conforme: cognitivismo, comportamentalismo, psicanálise, humanismo, construtivismo. Análise da aprendizagem: cognitivismo e epistemologia genética de Piaget. Vigotsky e tendências atuais para a compreensão da aprendizagem. Elementos essenciais para o estudo da psicologia da educação: motivação, percepção, personalidade, desenvolvimento, aprendizagem, afetividade, inteligência, emoção.


EMENTA


As relações entre o conhecimento psicológico e a educação. A psicologia e as práticas educativas escolares. Fatores psicológicos implicados na aprendizagem escolar: as características individuais. Fatores psicossociológicos relacionais e contextuais na aprendizagem escolar. As teorias da aprendizagem escolar. As práticas educativas como contextos de desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento e crescimento humano. Áreas do desenvolvimento humano. Avaliação do desenvolvimento da criança.


EMENTA


Modelo geral de comunicação. Comunicação externa e interna e estratégia de relações humanas. Técnicas de comunicação oral. Texto técnico e literário. Organização do texto técnico. Estratégias de Interpretação de texto. A prática da comunicação nas formas mais relevantes para ambiente profissional. A Comunicação empresarial. Estrutura e organização.


EMENTA



Aspectos básicos do sistema de escrita da língua portuguesa relacionados à alfabetização. A natureza do sistema de escrita da Língua Portuguesa. A criança no processo alfabetizatório. As diversas concepções e métodos de alfabetização e os seus pressupostos.