EMENTA

Infância: história, princípios, concepções e tendências atuais. O processo de desenvolvimento humano. Características evolutivas da criança da educação infantil. Os espaços pedagógicos de atuação da Educação Infantil. Principais tendências teórico-metodológicas da Educação Infantil. O professor e o desenvolvimento do currículo na Educação Infantil. Resgate das concepções e práticas de alguns profissionais no trabalho com a educação infantil. A instituição de Educação Infantil e seus protagonistas: crianças, professores e pais. O cuidar e o educar: papel do professor na educação infantil. O papel fundamental do espaço escolar (creches e entidades equivalentes) na ação educativa. A criticidade, na construção do conhecimento. Planejamento, estratégia e processos avaliativos no trabalho com crianças de 0 a 6 anos.


EMENTA

História e Educação: contribuições, a história, a educação e o desenvolvimento social e humano, a educação e conhecimento histórico (abordagens). As raízes históricas da educação. Escola nas sociedades ocidentais: aparecimento e consolidação. Conceito, métodos e teorias da História. História e História da Educação. Evolução do pensamento histórico educacional, suas inter-relações e importância para a compreensão da realidade educacional. Influências do pensamento histórico no processo educacional contemporâneo. O tempo como questão de aprendizagem humana. A educação e o desenvolvimento da cultura humana. As religiões como aprendizagem humana (historicidade). A construção do pensar crítico na história da humanidade e a educação.


EMENTA

A utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional. Transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando. O papel das tecnologias da informação e da comunicação na educação hoje e sua contribuição na aprendizagem de conteúdos.

EMENTA

Modelo geral de comunicação. Comunicação externa e interna e estratégia de relações humanas. Técnicas de comunicação oral. Texto técnico e literário. Organização do texto técnico. Estratégias de Interpretação de texto. A prática da comunicação nas formas mais relevantes para ambiente profissional. A Comunicação empresarial. Estrutura e organização.


EMENTA

A Geografia na educação infantil aos Anos Iniciais; Cartografia na educação Infantil, Anos Iniciais; Orientação; Mapeamento; Espaço; Construção do Espaço.