EMENTA

Concepção de Língua presente no ensino brasileiro. Lingüística textual. Linguagem verbal e as outras linguagens. Compreensão dos fenômenos de variação linguística, em uma abordagem sociolinguística. Usos e funções da linguagem oral e escrita, numa perspectiva pragmática e enunciativa. Concepção de texto. Elementos constituintes de um texto. Diversos tipos e estruturas textuais. Temática, estrutura composicional e características estilísticas dos gêneros literários, de imprensa, de divulgação científica, epistolares, instrucionais, publicitários e outros. Gêneros de tradição oral: trava-língua, parlendas, adivinhas, quadrinhas, cantigas de roda, contos de fada, contos, lendas, mitos e fábulas. Articulações entre o sistema fonológico e o sistema gráfico da língua: a ortografia e os valores funcionais das letras. Morfo-sintaxe: análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra.


EMENTA

História da Matemática. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista. Conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RECNEI para o ensino de matemática. Elaboração de projeto didático para o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil. Análise de livros didáticos de matemática para os anos iniciais. Analise de conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RECNEI para o ensino de matemática.  Observação e prática supervisionada.


EMENTA

As relações entre o conhecimento psicológico e a educação. A psicologia e as práticas educativas escolares. Fatores psicológicos implicados na aprendizagem escolar: as características individuais. Fatores psicossociológicos relacionais e contextuais na aprendizagem escolar. As teorias da aprendizagem escolar. As práticas educativas como contextos de desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento e crescimento humano. Áreas do desenvolvimento humano. Avaliação do desenvolvimento da criança.


EMENTA

O percurso histórico do ensino de Ciências, as políticas públicas que norteiam o ensino de Ciências, as reformas, os parâmetros curriculares e a LDBEN, a relação ciência e cidadania, metodologia do ensino de ciências para as séries iniciais e no Ensino Fundamental.

EMENTA

Teorias sobre racismo, preconceito e discriminação racial Conceitos norteadores dos estudos sobre racismo: racismo institucional, racismo individual, preconceito, discriminação racial e relações raciais. Conceitos fundamentais nos estudos sobre educação e desigualdades raciais: identidade, autoconceito e autoestima. Análise dos principais documentos que regulamentam a educação brasileira sob a ótica das relações raciais. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa sobre relações raciais no campo da educação.